![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|---|---|
![]() | ![]() |
SEMINÁRIO:
CULTURA, INFÂNCIA E JUVENTUDE - 3ª edição
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO!
31/05/19 (sexta-feira)
MANHÃ
9H - CREDENCIAMENTO
​
9H30 - PALESTRA : Ao contrário, as cem existem.
A Pedagogia da Escuta, imortalizada na experiência educacional da primeira infância na Reggio Emilia no pós-guerra, imortalizada na poesia "Ao contrário, as cem existem", do italiano e precursor desta Pedagogia, Loris Malaguzzi, é emblemática ao dar voz à criança pequena e colocar em cena as suas cem linguagens, sobretudo, as linguagens artísticas, concebendo-as como autênticas e sensíveis produtoras de cultura.
Expositora: Daniela Radel (Especialista em Artes Visuais na Educação Infantil, psicanalista, psicopedagoga, doutora em Educação e Contemporaneidade - UNEB (Universidade do Estado da Bahia)
10H30 - MESA: Experiências de arte na escola
Expositora: Professora Joelma Serra, Pós graduada em Literatura Infantil (UNEB) e Metodologia do Ensino da Arte (IBEPEX)
Professora Mel Nascimento, licenciada em teatro e mestranda do ProfArtes UFBA
12h30 - INTERVALO ALMOÇO
TARDE
14H - MESA: Linguagem e identidade: discursos que constroem diferentes formas de ser.
Expositores: Sandro Sussuarana, Poeta e Produtor do Sarau da Onça, Articulador de Jovens e Mobilizador Social
Ian Andrade Cavalcante (Diretor), Doutorando em Educação (UFF). Realiza pesquisas sobre história da educação da população negra e Professora Dra. Bárbara Carine Soares Pinheiro (Consultora Pedagógica): Professora da UFBA, Mestrado e Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Realiza pesquisas na área de relações étnico-raciais no Ensino de Ciências e Formação de Professorxs. (Ambos representantes da Escolinha Maria Felipa.)
​
16H - MESA: A arte e as diferentes narrativas para as infâncias.
​
Expositores: Renato Dias (Diretor de Arte e de Animação. Idealizador projeto AUTS, feito juntamente com seu filho autista e sua família) e
Professor José Rêgo (Pinduka), Mestre em Educação (UFBA), brincante, músico do Canastra Real.
18H - ENCERRAMENTO
​
​
01/06/19 (sábado)
​
TARDE
(Observação: As oficinas acontecerão das 14 às 17h, simultaneamente em espaços diferenciados e as inscrições ocorrerão no CREDENCIAMENTO no dia 31.05)
OFICINA 1 - Corpo e Memória
Com: Patrícia Leitão, professora e coreógrafa da Escola de Dança da Funceb (Salvador/Ba) de 2010 a 2018, atua como professora de Balé Clássico desde 1994 em diversos espaços, entre eles o Grupo Cultural de Dança, Escola de Dança Hortencia Mollo.
​
A ideia da oficina é identificar e relacionar a memória impressa no corpo com as experiências vividas lembradas ou esquecidas. Procurar uma movimentação que identifique quem somos levando em consideração nossa trajetória pessoal.
​
OFICINA 2 - Brincando de virar o olho – Memórias, Afetos e Histórias.
Com:Alexandre Geisler ( mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA, é ator, educador e contador de histórias. Fundou a Pé de Causos Trupe de Contadores em 2016)
A partir de jogos e exercícios teatrais e da socialização de técnicas para a narração de histórias a oficina visa a pesquisa, criação e apresentação de pequenas contações de histórias.
​
OFICINA 3 - Do corpo ao digital: oficina de experimentação didático-musical
Com: Raidén Coelho (Mestre em música, educador)
Público-alvo: Profissionais da educação, professores e/ou coordenadores pedagógicos envolvidos, direta ou indiretamente com o desenvolvimento da disciplina Artes em geral e/ou o componente curricular "Música" em específico, na Educação Básica"